No lugar de “sobe no salto”, o mood agora é outro…

Percebido com força maior desde o verão de 2014, o que podemos chamar de “movimento” em torno da moda sem salto alcança força total neste ano. É possível interpretar este fato como uma alteração bastante significativa nos padrões de comportamento de consumo. O momento é de mudança de atitude, de busca por simplicidade e bem menos ostentação.

A tendência que teve origem nas grandes capitais mundiais, adapta o conforto dos mais variados tipos de calçados baixos aos cotidianos cosmopolitas  intermináveis de pessoas que andam o dia todo por aí – trabalham, pegam metrô, ônibus e ainda encaram mais alguma atividade noturna antes de finalmente chegar em casa. A ordem agora é não ter medo de proporcionar conforto aos pés – sem deixar de caprichar na hora da montagem do look!

A indústria tem colaborado, desenvolvendo opções de calçados para todos os gostos – e elas estão longe de serem adequadas apenas para produções diurnas.

Selecionamos aqui alguns dos destaques das passarelas para o Verão 2016… Pronta para anotar as principais fashion trends para seus pés nessa estação?!

Para quem ainda curte ficar uns cm’s acima do normal, as solas tratoradas são uma ótima opção! Elas mantêm a pegada esportiva da temporada, e foram destaque no desfile da 2NdFloor durante a São Paulo Fashion Week.

 

No desfile da Acquastudio podemos notar um tipo de salto de que é super prático e que pode ser usado com diversos looks. Cores e formas minimalistas acompanham o salto baixo quadrado, democraticamente belo e confortável.

As plataformas também receberam algum destaque, deixando assim as fashionistas que ainda não querem “descer do salto” super contentes. No mais, flats e flatforms, rasteiras, gladiadoras e birkens dominam o cenário. Os tênis são uma aposta bastante interessante para o período, desde a primavera. Junto com as sapatilhas e espadrilles, são perfeitos aliados em dias frescos.

Flatforms no desfile de Juliana Jabour

Gladiadoras Maiô, desenvolvidas em parceria com a marca Melissa complementam o visual “nômade chique” no verão da Salinas.

Rasteiras clean, nos looks de Lenny Niemeyer

As sandálias flats, presentes em todos os looks no desfile da Osklen, trazem tiras com franjas de palha e solado com corda de juta

flatpants

 

 

 

 

 

 

 

No desfile da marca Apartamento 03, sapatos tipo Oxford com pontas metalizadas

varias

 

Durante a semana de moda de Nova York, estilistas inovaram em modelos adaptados para suas coleções – sem deixar de confirmar a tendência por lá também!
Tommy Hilfiger planejou um tênis aberto para seu desfile – que foi em volta de uma piscina – enquanto Adam Selman e Derek Lam investiram em recortes bastante diferenciados para acompanhar os modelos de suas coleções…

Também adoramos a flat cheia de personalidade da Rag & Bone!

rag-and-bone-clp-rs16-5975

A combinação de calçados baixos com looks noite é super válida e atual. Essa é uma tendência já antecipada por Giorgio Armani desde as coleções de 2012/13, bem antes da assimilação deste fato como uma mudança de comportamento de consumo. Em solo europeu,  Alberta Ferreti e Elie Saab exploraram a ideia com extremo bom gosto nas passarelas da temporada.

Não há razões estéticas para deixar de ser adepta, especialmente em casos de problemas vinculados a saúde ou mesmo por diferença de altura entre você e seu par. Não é preciso frisar que amamos essa super trend… E é claro que temos looks Básico Brasil acompanhando esta ideia!

Ficamos muito felizes vendo tantas opções para mantermos sempre o estilo, sem ter que deixar de lado o conforto. Essa é a nossa essência! Encontrar novas maneiras para exercitar a criatividade ao vestir é sem dúvida um grande prazer. Esperamos que tenham gostado… A inspiração está no ar!